quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Tradições cervejeiras - Alemanha

   A Alemanha é uma grande nação cervejeira e deve ser respeitada como tal. Durante séculos a cerveja desempenhou um papel fundamental na vida da Alemanha, sendo utilizada em rituais religiosos e bebida em homenagem a deuses antigos. Tal crença era interpretada como uma grande caldeira presidida por Thor, o mestre cervejeiro de Valhalla. O barulho da caldeira sendo limpa era tido como um trovão.
  
 Ainda hoje, ainda nota-se resquícios da crença antiga no que se diz respeito à maneira de servir a cerveja. Alemães aficcionados afirmam que o tempo necessário para se servir uma Pilsener, o estilo mais popular da Alemanha, é de 7 minutos. Obviamente não existe sequer uma evidência de que tal prática melhore a qualidade da bebida e nunca ouviu se falar da ‘ regra dos 7 minutos’. O mais relevante nessa questão é que os alemães esperam uma ótima aparência da cerveja (como todos nós) com a idéia de que tenham um colarinho grande, estável e deixando rendas de espuma à medida que se bebe.

   As Pilseners correspondem cerca de 2/3 da produção total do país e quase todas as cervejarias produzem uma ou mais pilseners. As exceções são poucas, são as especializadas em cervejas de trigo e localizadas na região da Baviera.
  
   Estilos menos conhecidos tendem a ficar presos em suas regiões específicas como a Kölsch de Colônia, as altbiers do Reno e as weisse de Berlim, que são remanescentes da tradição de quanto cada cidade tinha um estilo próprio. Em 1614, Henrich Knaust escreveu o primeiro livro sobre cerveja da Alemanha listando mais de 120 estilos diferentes. Hoje estão praticamente todos extintos.

Cervejas por região

Munique e Sul

   Quando falamos em Alemanha, uma das primeiras regiões de que é lembrada é a da Baviera, com seus grandiosos festivais e canecas de litro cheias. E não só extrangeiros acreditam que muito dessa cultura tenha origem em Munique, mas também os próprios alemães consideram a Baviera e a Suábia o paraíso da cerveja. Lá também é o local onde foi inventada a weissbier, onde o clima é mais agradavel e convidadivo para os famosos biergarten (Jardins de cerveja), eonde cada vila tem sua própria volkfest (festival do povo). 
   Munique é o local cede do maior festival de cerveja de todos, a Oktoberfest, que serve apenas um tipo de cerveja de seis cervejarias da própria cidade para seus seis milhões de visitantes. 
   Pode se citar diversas cervejarias como a Apostelbräu, Augustiner, Paulaner, Erdinger, Hofbräuhaus,Schneider, Weltenburger, Spaten entre outras.



A famosa Erdinger nas versões Weissbier e Weissbier Dunkel


Weltenburger
Sudeste

   A região mais conhecida pela resistência sobre as cervejas pilsener, as mais comuns de hoje. Isso levou os cervejeiros de pils a buscarem novas receitas mais elaboradas e diferenciadas da Export, muito mais suave. Obteve-se então uma cerveja mais lupulada e aromática do que em qualquer região da Alemanha. Embora seus lúpulos muito aromáticos conferissem uma certa diferença dentre as outras cervejas, sua produçãoe variedade são bem menores do que na região de Hallertau, na Baviera.
   Dentre as cervejarias da região estão a Binding, Bitburger, Ketterer, Waldhaus entre outras.


Duas cervejas produzidas na região: a Binding e a Bitburger.



Norte

   Hamburgo é uma cidade estado localizada no norte do país, as margens do rio Elba. Na Idade Média era chamada de '' cervejaria da liga Hanseática''. De lá os membros da liga embarcavam para lugares distantes como Novgorod e Londres com grandes quantidades de cerveja, pois tal servia como aliança comercial entre os estados do norte Europeu. 
   Uma sabedoria ou mesmo um dito popular na Alemanha é que quanto mais ao norte, mais amarga a  cerveja, sendo assim, supostamente a cerveja mais forte tinha maior valor comercial e ela vinha da cidade de Einbeck . O interessante, é que lá o mestre cervejeiro era tido como servidor', visitando de casa em casa todos os cidadãos com uma caldeira, garantindo assim cervejas de alto teor alcoólico e alta qualidade, chamadas e vendidas em sua maioria como Einbeckish Bier.
   Einbeckish Bier soava parecido com ein bock bier e desse nome, surgiu a ''bock'', que como começou a ser chamada assim a partir do ano de 1621 quando ja era produzida pela Hofbräuhaus. Embora esse estilo represente menos de 1%  da produção alemã e as pilsener mais de 60%, a produção das cervejas mais fortes estao crescendo enquanto as pilsener estao perdendo qualidade no seu aroma e amargor caracteristico.  
   Diversas cervejarias como Jever, Asgaard, Rostocker, Veltins e outras produzem cerveja nessa região.
Cerveja Asgaard
Noroeste

   Colônia é a quarta maior cidade da Alemanha e é conhecida pela tradição de celebrar o carnaval. Nessa época a cidade fica lotada e todos saboreiam as Kölsch. É uma cerveja amarga de alta fermentação, porém a ''Kölsch Konvention'' restringe sua produção à sua colônia ou a poucas vilas vizinhas. 
   Já sua vizinha rival, a cidade de Düsseldorf, prefere saborear cervejas alt (velho), escuras e de alta fermentação. Nas cidades ao longo do Reno, alt identifica cervejas feitas pelo ''velho'' método de alta fermentação com o ''novo'' método de baixa fermentação. 
   Até recentemente nao eram encontradas alt em Colônia nem Kölsch em Düsseldorf, pois a população se orgulha tanto de suas cervejas que tinham posse sobre o estilo.
   Nessa região existem cervejarias com a Hövels, Früh, Diebels, Gaffel e outras.

Frür é uma cerveja tipo Kölsch

Diebels tipo Alt
Leste

   Com a queda do muro e a reunificação da Alemanha, a cena da cerveja foi completamente modificada no País, onde tanto a Alemanha ocidental e a do leste conquistarm o paladar de seus vizinhos.
   Durante muito tempo, a única cerveja ácida considerada pelos alemães era a Berliner weisse, e apesar de outras cervejarias produzirem cervejas com esse caráter, ela continua sendo referência no País. Muitas cervejas antigas foram extinguidas, porém algumas sobreviveram depois da reunificação.
   Outra cerveja, a Gose, é muito bem vista como especialidade de Leipzig, graças a Hartmut Hennebach, que mesmo durante regime comunista continuou a estudar a taverna de Gose.
   Pode se citar diversos exemplos de cervejarias como a Raderburger, Rosenbrauerei, Köstritzer, Braugold entre outras.

Köstritzer Schwarzbier


Berliner Weisse
      Resta o agradecimento a essa grande nação que desde os primórdios da cerveja aprimroram seus conhecimentos para melhorar cada vez mais essa preciosa bebida. Boas cervejas


  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário