quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Fazer cerveja em casa ?

Fazer cerveja em casa quem diria né? Pois é perfeitamente possível fazer a mais querida e conhecida bebida de todos : a cerveja. Além de ser um grande prazer degustar suas próprias criações é também um hobby muito divertido. Agora muitos vão perguntar :
- É muito difícil fazer cerveja em casa? E os equipamentos? São caros? Onde encontro as matérias primas ? Para todas essas perguntas existem respostas simples!  Não, não é difícil fazer cerveja em casa, e sim  um pouco trabalhoso, exige um pouco de estudo, pesquisa e dedicação mas não é necessariamente difícil fazer cerveja, do momento em que você começa a entender os processos e se interar  neles fica mais fácil. Quantos aos equipamentos tem para cada bolso, variando desde o mais sempre, a custos bem baixos ou até onde sua imaginação te levar .  Existem aqueles que com um pouco de dedicação e pesquisa montam seu próprio “brinquedo”.Já as matérias-primas são facilmente encontradas na internet fornecidas por produtores e importadores.
Primeiro passo para você que quer começar a fazer sua próprias “ obras de arte em casa” leve em consideração algumas coisas como o quanto quer gastar, espaço ( não necessita muito, dependendo da quantidade a ser produzida)  entenda também que  demandará um pouco de pesquisa e dedicação para obter os resultados desejados. Comece fazendo pesquisas na Internet e verá quantas pessoas também se interessam por esse segmento e poderão te ajudar.
Bom vamos agora entender como é o processo cervejeiro artesanal e como ser aplicado a seus interesses.
O processos cervejeiros se conferem a algumas etapas que devem ser seguidas, irei descrevê-las a seguir:
1.   Moagem dos maltes: A primeira etapa é moer os maltes a serem utilizados na cerveja.

2. Mosturação: Os grãos moídos devem ser "cozinhados" em água quente, sob temperatura controlada, para o amido ser transformado em açúcar na solução (mosto).

3. Filtragem: O bagaço do malte deve ser removido do mosto.

4. Fervura: Nesta etapa o mosto é fervido para concentrar e eliminar impurezas.


      5. Lupulagem: Durante a fervura é adicionado o lúpulo na cerveja. O lúpulo adicionado no início da fervura dará o amargor à cerveja, o lúpulo adicionado no final dará sabor e aroma.

6. Remoção do trub: Após a fervura deve-se agitar o mosto de forma circular e deixá-lo em repouso para algumas partículas indesejadas (trub) sedimentarem. Então é possível remover o mosto através de um sifão.

7. Resfriamento: Neste momento é preciso resfriar o mosto de forma rápida. Normalmente utiliza-se um chiller conduzindo água fria por dentro do mosto na panela.

Estes sete primeiros passos formam a brassagem, que leva em torno de 6 a 8 horas.

     8. Fermentação: O mosto é colocado no fermentador onde o fermento é adicionado. A fermentação transformará o açúcar do mosto em álcool, e por conseguinte o mosto em cerveja. Este processo leva alguns dias.

9. Envasamento: Terminada a fermentação deve-se fazer o priming (adicionar algum açúcar) e engarrafar a cerveja. Mais alguns dias para a cerveja fermentar na garrafa (e criar gás).

10. Maturação: As garrafas devem ficar alguns dias na geladeira para maturar e a cerveja ficar no ponto!

E daí é só aproveitar!!

Como disse anteriormente esses processos não são difíceis só são um pouco trabalhosos. Todas essas etapas são praticáveis em casa e para qualquer tamanho de bolso.
A Cerveja Brasilianer Artesanal oferece cursos de Homebrewing ( Fazer Cerveja em casa ).
                          Interessados entrem em contato no e-mail : brasilianer.bier@gmail.com  

Boa Cervejas a todos !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário